Chávez faz tratamentos complementares "duros", diz Maduro
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está sendo submetido a tratamentos complementares "complexos" e "duros" em Cuba, onde luta contra um câncer, disse nesta quarta-feira (13) o vice-presidente Nicolás Maduro.
Chávez foi operado de emergência em Havana no início de dezembro e desde então não é visto nem ouvido em público.
"Hoje (quarta) nosso comandante está sendo submetido a tratamentos complementares, como informamos, tratamentos extremamente difíceis", disse Maduro, que vem conduzindo o país na ausência de Chávez e que garantiu que acabava de chegar de Havana, onde visitou o mandatário.
Em 26 de janeiro, o ministro da Comunicação venezuelana, Ernesto Villegas, assinalou que a evolução geral do paciente era "propícia" após se recuperar de uma infecção pulmonar, embora persistisse "certo grau de insuficiência respiratória".
SATÉLITE
Chávez também teria analisado e observado imagens do satélite venezuelano Miranda, lançado recentemente, e dado instruções a respeito, dois meses após ser operado em Cuba, segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, que também é genro do líder.
"Ontem (segunda) à noite o presidente Chávez analisou com atenção imagens recentes do nosso satélite Miranda e deu várias instruções", escreveu Arreaza em sua conta no Twitter.
O presidente, acrescentou o ministro em outra mensagem na mesma rede social, "examinou em detalhes as imagens de Sabaneta (Barinas) e nos instruiu a dar a maior utilidade social e científica ao satélite".
A alusão a Chávez acontece no dia em que se completam dois meses desde sua operação por conta do câncer --detectado pela primeira vez em junho de 2011.
O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, assegurou no sábado que Chávez está "no comando e tomando decisões estratégicas", e assinalou que há estabilidade na Venezuela, que suas instituições funcionam com normalidade e a comunidade internacional a respalda.
O chanceler, que nesta semana visitou Chávez em companhia do vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que o presidente os recebeu com um "sarau" e que estava muito agradecido pelas demonstrações de solidariedade.
Nota do editor: Estará Chaves vendo as imagens do satélite Miranda de "outro Plano"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário