No ano passado, foi o período mais
longo sem um acidente aéreo fatal na história da aviação moderna.
Em 2012, 11 voos comerciais de passageiros foram
envolvidos em acidentes.
Transporte aéreo não era seguro assim
desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Excelente notícia para aerofóbicos. O
ano de 2012 foi extremamente seguro para o transporte aéreo, de acordo com
dados divulgados este mês pela holandesa de Segurança da Aviação Rede (ASN).
A organização independente registrou um
total global de 23 acidentes aéreos fatais, resultando em 475 mortes e 36
mortes em terra em 2012. Destes, apenas 11 acidentes envolvidos voos
de passageiros - a menor desde o tempo em que a International Organização da
Aviação Civil começou a coletar dados em 1945 - - e uma grande
melhoria em relação à média de 10 anos de 16.
Ambos os valores são mais baixos do
que a média de 10 anos de 34 acidentes e 773 mortes, disse ASN em um
comunicado.
"Desde 1997, o número médio de
acidentes de avião de passageiros tem mostrado um declínio constante e
persistente, provavelmente graças aos contínuos esforços de orientações de segurança de organizações
internacionais de aviação, como a ICAO, IATA, Fundação de Segurança de Voo e da
indústria de aviação", disse o presidente da ASN Harro Ranter.
No início de 2012, a International
Air Transport Association (IATA) chamou o ano de 2011, o ano mais seguro na
aviação desde 1945. A IATA havia contados 22 acidentes e 486 mortes em 2011.
Piores acidentes do
ano
ASN diz que 2012 marcou também o
período mais longo sem um acidente aéreo fatal na história da aviação moderna. Este
prazo recorde de 68 dias terminou em 30 de janeiro, com a queda de um Antonov
28 na República Democrática do Congo.
O Bhoja Air Boeing 737 acidente em 20
de abril em Portugal terminou o período mais longo (632 dias, desde 28 de julho
de 2010) sem um acidente aéreo que matou mais de 100 pessoas.
O pior acidente de 2012 ocorreu em 3
de junho, quando um Air Dana MD-83 caiu enquanto na abordagem de Lagos, na
Nigéria, matando 153 a bordo e 10 em terra.
"Três em cada 23 aviões dos acidentes
(13 por cento) foram operados pelas companhias aéreas que estão na "lista
negra" da UE contra 25 por cento no ano anterior", diz ASN.
"A UE adicionou um total de 38
companhias aéreas para a sua lista de companhias aéreas proibidas de voar na União
Europeia. e removeu duas companhias aéreas com base em registros de segurança
melhoradas."
África é considerada o continente
menos seguro para viagens aéreas, o que representa 22 por cento de todos
os acidentes aéreos fatais em 2012. Uma figura sombria considerando o
continente representa apenas 3 por cento de todas as partidas de aviões do
mundo.
Em que fase de um voo que a maioria
dos acidentes ocorre? Se as estatísticas são 2012 qualquer coisa ir perto,
um avião é mais provável falhar durante a aproximação da aeronave no pouso.
ASN observa que no ano em 23
acidentes, apenas um ocorreu durante a decolagem, cinco durante a subida
inicial, três em rota, 10 durante a aterragem e quatro após o pouso.
Fonte:CNN
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