quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Obama mudou as regras - A vingança



Helicóptero Apache


Eitan Haber

Você teria que ser surdo, um tolo e um menor de idade - como se diz no Talmud - não entender a mensagem transmitida esta semana a partir de 1600 Pennsylvania Avenue, em Washington, para a residência na Rua 3 Kaplan em Jerusalémtem: As pessoas na Casa Branca mudaram as regras do jogo e informaram a Benjamin Netanyahu sobre a mudança.




Seria tolice pensar que o presidente Obama escolheu Chuch Hagel apenas para insultar Netanyahu e irritar o Estado de Israel. 

Claro que não. Mas devemos assumir que ele sorriu quando foi sobre a lista de candidatos a secretário de defesa e viu o nome de Chuck Hagel.




O passado de Hagel de ser anti-Israel não foi um obstáculo nos olhos de Obama. Ele pode mesmo ter feito uma piada às custas de Netanyahu para um de seus assessores no Salão Oval.
  
Mas esta história não é nada engraçada. 




Ao escolher Hagel, o presidente Obama esta dizendo a Israel que não vai permitir que ele ataque o Irã.

Hagel vai agora tentar convencer a todos que não é anti-Israel, e uma foto dele colocando uma nota no Muro Ocidental vai aparecer do nada (se ele já visitou Israel). 

Alguns de seus amigos judeus vão dizer que ele beija uma imagem de Herzl, todas as manhãs, que ele sabe o livro final Benzion Netanyahu mil páginas de coração e que seu filho Johnny foi nomeado após Yonatan Netanyahu. Ele vai fazer de tudo para superar o obstáculo da Comissão do Senado no caminho para um dos compromissos mais importantes da administração americana.


América está mudando
Os norte-americanos não gostam de perdedores, e o já esquecido Romney. Seus livros, e os escritos sobre ele, estão sendo vendidos por 50 centavos em sebos. Mas Obama ainda se lembra muito bem de Romney e aqueles que o apoiaram durante a concorrida última eleição. 

Hagel não pode ser nomeado como secretário de defesa - as alegações contra ele são graves - mas Obama está satisfeito, porque ele já fez Netanyahu a suar profusamente.

Tanto quanto Israel está em causa, o principal problema é que Hagel é nomeado para um dos cargos mais importantes do governo dos EUA. 

A Secretaria de Defesa é o tubo de oxigênio de segurança do Estado de Israel. Inteligência, armas e bilhões de dólares em assessoria são transferidos para o Estado judeu, com a aprovação do secretário de defesa. 
Hagel não será indicado para receber o Prêmio de Defesa de Israel.

A seleção de Hagel também enviou uma mensagem clara ao governo de Israel: Os americanos não permitirão Israel lançar um ataque a instalações nucleares do Irã e que os EUA não serão envolvidos em uma guerra que não quer.

E quando os norte-americanos dizem que não, isso significa que não. Será que os americanos vão atacar o Irã sozinho? As chances de isso acontecer vão ser reduzidas significativamente se Hagel for confirmado.

Independentemente de nomeação, se o Senado aprova Hagel, ou não, este assunto deveria fazer-nos compreender que a América está mudando diante de nossos olhos e já não pode ser a política de Israel seguro.

Tradução: Aviação, Defesa, Notícias e Afins.
Fotos: Heyl Ha'Avir - Israeli Defence Force

Nenhum comentário: