quinta-feira, 14 de março de 2013

Obama diz que Irã precisa de mais de um ano para desenvolver bomba atômica

O presidente Barack Obama
O presidente Barack Obama afirmou que o Irã precisará de pouco mais mais de um ano para desenvolver uma bomba nuclear, em declarações nesta quinta-feira a um canal israelense.

"Achamos que o Irã precisará de um pouco mais de um ano para desenvolver uma arma nuclear", declarou Obama ao Canal 2, reafirmando que "todas as opções estão na mesa" para impedir que o regime de Teerã produza a bomba atômica.

Obama viajará a Israel e aos Territórios Palestinos em 20 de março, em sua primeira visita à região desde sua eleição em 2008.

"Minha mensagem [ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu] será a mesma de antes: se pudermos resolver diplomaticamente, é a melhor solução. Mas se não, mantenho todas as opções sobre a mesa", disse o presidente americano.

Ao ser perguntado se era uma opção um ataque aos centros nucleares no Irã, Obama respondeu: "Quando digo que todas as opções estão sobre a mesa, todas as opções estão sobre a mesa e os Estados Unidos obviamente têm capacidades significativas".

"Nosso objetivo é garantir que o Irã não consiga desenvolver armas nucleares que possam ameaçar Israel ou que possam desencadear uma corrida armamentista na região, o que seria extremamente perigoso em um momento em que já estão ocorrendo muitas coisas", assegurou Obama.

O presidente acrescentou ainda que não tem a intenção de libertar "imediatamente" o israelense Jonathan Pollard, preso nos Estados Unidos desde 1985 por espionagem.


Fonte: Reuters
Tradução e adaptação: Aviação, Defesa, Notícias e Afins. 

Nenhum comentário: