segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Absurdo - Absurdo - Revoltante - Incêndio no Brasil.

Benhur Retzlaff natural de Santo Ângelo. Estudava Engenharia Civil na UFSM
Ângelo Nicoloso Aita estudava Veterinária na UFSM


Autoridades dizem que situação do alvará era legal

ELDER OGLIARI - Agência Estado


Enquanto a Polícia Civil promete levantar a situação dos alvarás de funcionamento da boate Kiss no inquérito que vai apurar as causas e responsabilidades da tragédia, a prefeitura e os bombeiros de Santa Maria (RS) dão a entender que as licenças em vigor obedeciam as exigências legais. Apesar disso, ainda não esclareceram qual era a descrição das instalações, equipamentos e vias de saída feita na emissão das autorizações de funcionamento, vistorias e revisões. "A situação do alvará será esclarecida no inquérito", afirmou o chefe da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Júnior, em visita a Santa Maria nesta segunda-feira.
O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) diz que a fiscalização municipal é "efetiva e rigorosa" e cita como exemplo a recente interdição de um espaço para festas do diretório central de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela falta de cumprimento de algumas regras. Também sustenta que a casa noturna funcionava com licenças municipais regulares. Afirma, ainda, que o problema citado pela imprensa é o alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros, que estaria vencido havia alguns meses, mas adverte que não quer entrar nessa discussão. "A causa seria um show pirotécnico e talvez a tragédia tenha sido maior porque muitas pessoas não sabiam o que estava acontecendo", comenta, referindo-se à demora de muitos frequentadores para perceber o perigo que corriam.
O comandante da Polícia Militar, coronel Sérgio Abreu, diz que as exigências mínimas para emissão do alvará dos bombeiros são extintores de incêndio, sinalização e saídas de emergência adequadas ao público previsto para cada casa. Também entende que a boate Kiss estava em dia com a documentação porque, na data de vencimento do alvará, em novembro do ano passado, apresentou pedido de renovação, que está em avaliação. "Aí (a casa) pode funcionar porque tem o equipamento", afirma. "Não posso fazer pré-julgamento e nem dar a ideia de que um alvará vencido provocou a tragédia", ressalva. Apesar das ponderações, Abreu disse que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Santa Maria vão analisar o plano de prevenção de incêndio da boate e encaminhá-lo ao inquérito. 


Fonte: Estadão
O título original: Autoridades dizem que situação do alvará era legal

Nota do Editor: Absurdo as autoridades virem a público nessa hora de tragédia defender a aberração do alvará fornecido para funcionamento da Boate Armadilha para matar jovens universitários. 
Fica consignado nosso repudio.

Nenhum comentário: