segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2012, o ano mais seguro para voar desde 1945




No ano passado, foi o período mais longo sem um acidente aéreo fatal na história da aviação moderna.
Em 2012, 11 voos comerciais de passageiros foram envolvidos em acidentes. 
Transporte aéreo não era seguro assim desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Excelente notícia para aerofóbicos. O ano de 2012 foi extremamente seguro para o transporte aéreo, de acordo com dados divulgados este mês pela holandesa de Segurança da Aviação Rede (ASN). 

A organização independente registrou um total global de 23 acidentes aéreos fatais, resultando em 475 mortes e 36 mortes em terra em 2012.  Destes, apenas 11 acidentes envolvidos voos de passageiros - a menor desde o tempo em que a International Organização da Aviação Civil começou a coletar dados em 1945 - -  e uma grande melhoria em relação à média de 10 anos de 16.
Ambos os valores são mais baixos do que a média de 10 anos de 34 acidentes e 773 mortes, disse ASN em um comunicado.

"Desde 1997, o número médio de acidentes de avião de passageiros tem mostrado um declínio constante e persistente, provavelmente graças aos contínuos esforços  de orientações de segurança de organizações internacionais de aviação, como a ICAO, IATA, Fundação de Segurança de Voo e da indústria de aviação", disse o presidente da ASN Harro Ranter.
No início de 2012, a International Air Transport Association (IATA) chamou o ano de 2011, o ano mais seguro na aviação desde 1945. A IATA havia contados 22 acidentes e 486 mortes em 2011.

Piores acidentes do ano
ASN diz que 2012 marcou também o período mais longo sem um acidente aéreo fatal na história da aviação moderna. Este prazo recorde de 68 dias terminou em 30 de janeiro, com a queda de um Antonov 28 na República Democrática do Congo.
O Bhoja Air Boeing 737 acidente em 20 de abril em Portugal terminou o período mais longo (632 dias, desde 28 de julho de 2010) sem um acidente aéreo que matou mais de 100 pessoas.

O pior acidente de 2012 ocorreu em 3 de junho, quando um Air Dana MD-83 caiu enquanto na abordagem de Lagos, na Nigéria, matando 153 a bordo e 10 em terra.

"Três em cada 23 aviões dos acidentes (13 por cento) foram operados pelas companhias aéreas que estão na "lista negra" da UE contra 25 por cento no ano anterior", diz ASN. 

"A UE adicionou um total de 38 companhias aéreas para a sua lista de companhias aéreas proibidas de voar na União Europeia. e removeu duas companhias aéreas com base em registros de segurança melhoradas."
África é considerada o continente menos seguro para viagens aéreas, o que representa 22 por cento de todos os acidentes aéreos fatais em 2012. Uma figura sombria considerando o continente representa apenas 3 por cento de todas as partidas de aviões do mundo.
Em que fase de um voo que a maioria dos acidentes ocorre? Se as estatísticas são 2012 qualquer coisa ir perto, um avião é mais provável falhar durante a aproximação da aeronave no pouso.

ASN observa que no ano em 23 acidentes, apenas um ocorreu durante a decolagem, cinco durante a subida inicial, três em rota, 10 durante a aterragem e quatro após o pouso. 

Fonte:CNN
Tradução: Aviação, Defesa, Notícias e Afins

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