segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Israel pretende construir um muro ao longo da fronteira com a Síria






De Samira Said, CNN

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, lidera a reunião de gabinete em 6 de janeiro de 2013, em Jerusalém, Israel.
Israel pretende construir um muro ao longo da fronteira com a Síria em meio a temores de efeitos colaterais violentos
Com o temor regional sobre repercussões de guerra civil na Síria, Israel planeja construir uma cerca ao longo da fronteira com o país em guerra.
O anúncio foi feito durante conferência semanal no gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em que ele citou a construção de uma cerca de 230 km ao longo da fronteira sul de Israel com o Egito.
"Temos a intenção de construir uma cerca idêntica, com algumas alterações com base no território, ao longo das Colinas de Golã. Sabemos que do outro lado de nossa fronteira com a Síria, hoje, o exército sírio afastou-se, e em seu lugar, forças globais da jihad se instalaram", disse Netanyahu, de acordo com uma transcrição de suas observações.
"Portanto, nós vamos defender esta fronteira contra a infiltração e do terrorismo, assim como estamos fazendo com sucesso, na fronteira do Sinai."
Oposição síria e fontes do governo informaram que a extremista Frente al-Nusra, que os Estados Unidos designou como um grupo terrorista com ligações à al-Qaeda no Iraque, tem participado em alguns dos combates na Síria.
Netanyahu também disse que o governo sírio é "muito instável" e expressou preocupações sobre o possível uso de armas químicas.
Israel tomou as Colinas de Golã, junto com a Cisjordânia, Gaza e da Península do Sinai, durante a guerra de 1967.O Sinai já foi devolvido ao Egito.
Israel anexou as Colinas de Golã, em 1981, um movimento não reconhecido pela comunidade internacional e condenado pela Síria, que ainda reivindica a terra.
O caos da guerra civil da Síria já espalhando para a Turquia e Jordânia.

 Fonte:CNN
Tradução: Aviação, Defesa, Notícias e Afins

Nenhum comentário: