segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Explicado - Grã Bretanha recusa participar da aliança por ter vendido o Gás Sarin a Síria

USS Theodore Roosevelt (CVN-71) 


Por: Russell Findlay



Reino Unido permitiu às empresas venderem produtos químicos para a Síria, capaz de ser usado para fazer o gás de nervos, o Sunday Mail pode revelar hoje.

Licenças de exportação de fluoreto de potássio e fluoreto de sódio foram concedidos meses após a sangrenta guerra civil no Oriente Médio começar.

O produto químico é capaz de ser usado para fazer armas como sarin, pensado para ser o gás de nervos usado no ataque em um subúrbio de Damasco controlado pelos rebeldes, que matou cerca de 1.500 pessoas, incluindo 426 crianças, 10 dias atrás.

Forças do presidente Bashar Assad têm sido responsabilizados pelo ataque, levando ao apelo para uma resposta armada do Ocidente.

Deputados britânicos votaram contra a adesão aos Estados Unidos em um ataque. Mas na noite passada, o presidente Barack Obama disse que vai buscar a aprovação do Congresso para tomar uma ação militar.

Os certificados de exportação químicos foram concedidas pelo Departamento do Secretário de Negócios Vince Cable para Negócios, Inovação e Habilidades em janeiro passado - 10 meses após o levante sírio começou.

Nenhum comentário: