quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Galáxia Gigante (Sem Pleonasmo)


Herton Escobar - AE

A galáxia NGC 6872, localizada a 212 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pavo, é a maior galáxia espiral já medida pelo homem, segundo uma notícia divulgada hoje pela Nasa. De acordo com medições feitas por uma equipe de astrônomos (incluindo a brasileira Claudia Mendes de Oliveira, do IAG-USP), a NGC 6872 tem 522 mil anos-luz de uma ponta a outra; cerca de cinco vezes o tamanho da nossa própria galáxia, a Via Láctea.  


O que significa que, para chegar de uma ponta a outra dela, você precisaria viajar à velocidade da luz numa nave espacial por 522 mil anos!!! Imagine só! Nem com congelamento acho que dava para encarar uma viagem dessas …

Mais informações sobre o estudo, sobre os telescópios usados e sobre a imagem acima podem ser obtidas no site do missão GALEX (Galaxy Evolution Explorer), que era da Nasa mas agora está “emprestada” para a universidade Caltech.

Outras imagens e uma simulação bacana de como funcionam as galáxias espirais podem ser vistas aqui, neste site com material didático do IAG-USP.

Há vários formatos de galáxias no universo, que podem ser classificadas de uma forma geral como irregulares, elípticas ou espirais (que podem ou não ter uma barra no centro, como a NGC 6872 tem). A nossa Via Láctea também é uma galáxia espiral, mas é difícil descrever exatamente qual é o seu formato … para entender porquê, veja esse post de mais ou menos um ano atrás: A galáxia que habito


FOTO: NASA’s Goddard Space Flight Center/ESO/JPL-Caltech/DSS

Nenhum comentário: