terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nevasca cancela voos na Turquia e provoca fechamento de estreito de Bósforo








A330/200 Turkish Airlines


Uma nevasca que reduziu drasticamente a visibilidade no estreito de Bósforo, na Turquia, levou autoridades marítimas a fecharem o importante canal de transporte de cargas nesta terça-feira, informou a operadora de transporte marítimo GAC.
O transporte de todas as embarcações para o sul e o norte foi interrompido às 11h45 (7h45 de Brasília) devido à baixa visibilidade, disse a GAC por email. Esse foi o segundo dia de fechamentos intermitentes.
A nevasca também levou a companhia aérea Turkish Airlines a cancelar 76 voos programados para terça e quarta-feira, após outros cancelamentos na segunda-feira também por causa do mais tempo.
A GAC disse que o estreito de Dardanelos, na outra ponta do mar de Mármara, permaneceu aberto para o tráfego das embarcações.
Os estreitos de Bósforo e Dardanelos são as únicas saídas de petróleo, grãos e outras commodities da Rússia e outros países do mar Negro. O tempo ruim frequentemente causa fechamentos durante o inverno.
Cerca de 10 mil barcos levando 1150 milhões de toneladas de petróleo e produtos petrolíferos passam pelos estreitos anualmente.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: