segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dentro do Avião - Homem no saco: Eu estava seguindo ordens do rabino

Judeu ortodoxo dentro de um saco plástico em um voo

Passageiros fotografaram um homem envolto em grande saco plástico durante o voo.  Seu rabino critica reação do público à foto, diz que as pessoas devem "tratar o judaísmo com um mínimo de respeito"

O homem ultra-ortodoxo, que foi fotografado envolto em um grande saco plástico  disse no domingo que estava "apenas seguindo ordens do meu rabino".

A imagem chamou a atenção da mídia internacional, inicialmente se  pensou que ele estava se distanciando das mulheres, de acordo com regras rígidas de segregação em público.

Porém, foi explicado mais tarde tratar-se de Kohen, um descendente de sacerdotes judeus que presidiram o Templo, e como a aeronave voou sobre um cemitério, ele cobriu-se em um saco plástico para que ele pudesse permanecer puro. Sob a lei judaica, Cohanim são proibidos de ir próximos a cemitérios.

O Kohen, anteriormente um judeu secular que abraçou o judaísmo ortodoxo e pediu para permanecer anônimo, disse que de seu longo serviço na Defesa de Israel, onde ocupou cargos sensíveis. Em 1983, como uma demonstração de apreço, o comandante da Força Aérea lhe deu a "oportunidade de estudar em uma yeshivá em detrimento da Força Aérea, que paga o meu salário para os dois anos e meio que eu estudei na yeshiva."

Depois de seus estudos, ele voltou para o exército por mais 10 anos - "um movimento sem precedentes na Força Aérea", diz ele.

Nenhum comentário: