sexta-feira, 1 de março de 2013

Brasil comprará os caças do projeto FX-2 agora ou não?


Boeing, Dassault e Saab são os finalistas da concorrência 


Boeing, Dassault e Saab são os finalistas da concorrência realizada pelo Governo do Brasil, para a compra de aviões de caça, objetivando reaparelhar a Força Aérea Brasileira (FAB).

De inicio do Governo Brasileiro pretende adquirir 36 caças de combate, numero este que poderá chegar a 120, com um gasto inicial de US$ 3 Bilhões de dólares americanos.

O famigerado projeto FX teve seu início no governo do então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, que após oito anos no comando do país, deixou ao seu sucessor Luiz Lula da Silva, que também governou por mais oito anos e deixou o projeto inconcluso para ser decidido pela sucessora, presidenta Dilma Rousseff a quem cabe a decisão atualmente.

Como falta ainda a presidenta Dilma um ano e nove meses de governo, espera-se a decisão da complicada novela da modernização da Força Aérea Brasileira, do festejado Projeto FX.

A empresa francesa Dassault Aviation pretende vender o caça Rafale, a empresa sueca Saab oferece o Gripen e a empresa norte-americana Boeing propõe a venda do caça F-18 Super Hornet aeronave esta utilizada pela Marinha Americana -- US Navy.

O Brasil se propõe a comprar 36 unidades, fazendo com que o projeto FX chegasse a um orçamento inicial de US$ 3 bilhões. Nesse valor esta incluso um “pacote de transferência de tecnologia” pacote este que tem sido a desculpa para tantos e tantos adiamentos dessa compra.

Quem aparentemente esta na frente da disputa é a norte-americana Boeing que anunciou diversas parceria com empresas brasileira incluindo a Embraer, que prometeu a produção de partes da aeronave no Brasil, prometendo também um suporte técnico e comercial para a fabricação e venda da aeronave KC-390 um cargueiro militar da Embraer.

A Boeing também participou com duas aeronaves do esquadrão de demonstração canadense F-18 Hornet, como convidada no aniversário da Esquadrilha da Fumaça, fazendo o público brasileiro ir ao delírio com a agilidade de seus pilotos.

Para culminar com o favoritismo da norte americana, a Força Aérea dos Estados Unidos – USAF acaba de anunciar a compra de 20 aeronaves de fabricação da Embraer destinada ao Afeganistão.

Afinal, o Brasil finalmente comprara os caças? Ou iremos aguardar mais dez anos?

Nenhum comentário: