segunda-feira, 25 de março de 2013

No Guts, No Glory - Sem coragem sem glória - "Quando em dúvida - ataque!"



Jessika G. A. Smuts


Em uma visita familiar que fizemos a Flórida, meu pai me diz:

-Tenho que visitar um velho e querido amigo e faço questão que você conheça.

E lá fomos nós, e ai a agradável surpresa, nos dirigimos à residência do lendário major general da Força Aérea Americana (USAF) Frederick C. “Boots” Blesse. O general já na reserva nos aguardava na porta e no melhor estilo brasileiro deu um forte abraço em meu pai.

O major general Frederick Corbin "Boots" Blesse - (Museu Nacional da Força Aérea) 

Assim conheci o general que descansa deste sexta feira no Cemitério Nacional de Arlington, onde repousam muitos heróis americanos.

Afazeres profissionais me impediram de participar da cerimônia do funeral, quando quatro caças F-15 riscaram o céu azul sem nuvens o digno céu de Brigadeiro diriam no Brasil.

Após o sobrevoo dos caças um deles sai da formação e atira para cima, indicando que um piloto subiu aos céus.

A saudação majestosa ao herói, talvez seja uma das ultimas, pois devido ao corte no orçamento do Governo Americano a USAF e o Pentágono decidiram que não mais haverá sobrevoos públicos em nenhum tipo de evento, inclusive podendo parar as atividades das equipes dos USAF Thunderbirds e os Blue Angels da USNavy. Esse corte orçamentário entrou em vigor desde o dia 1 de março.

Mas o Pentágono e a USAF permitiram essa consideração especial ao herói da Força Aérea.

No  Guts,  No  Glory  - Sem coragem, Sem glória - "Quando em dúvida - ataque!" Essas eram as citações preferidas do general.

Semper Fi General "Boots".



* Jessika G. A. Smuts é brasileira/israelense, jornalista, escritora, instrutora de Krav Magá, militar e pilota um helicóptero AH-64D.







Nenhum comentário: