sexta-feira, 15 de março de 2013

USA - Estados Unidos reforçarão sistema antimísseis após ameaças da Coreia do Norte

Sistema antimísseis americano


O governo de Barack Obama vai adicionar 14 interceptadores --chamados GBI - (ground-based interceptor) Interceptadores Baseados na Terra, por suas siglas em inglês)-- a seu escudo antimísseis localizado na costa oeste dos Estados Unidos, em reflexo pela preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares de longo alcance pela Coreia do Norte.

O secretário de Defesa Chuck Hagel anunciou a decisão nesta sexta-feira. Segundo ele, a medida é para "manter-se longe das ameaças".

O Pentágono vai adicionar os 14 interceptadores aos 30 já instalados na Califórnia e no Alasca. A medida vai expandir a habilidade do sistema de abater mísseis de longo alcance antes que cheguem ao território americano.

Os GBI interceptam mísseis balísticos intercontinentais (conhecidos como ICBM), lançando um "veículo exoatmosférico" que, uma vez no ar, persegue o míssil para destruí-lo.

Segundo Hagel, a expansão deve ser concluída em 2017.

Hagel anunciou que o governo americano também "reestruturará" seus antimísseis SM3, que são posicionados em navios de guerra, e fará um estudo para encontrar um novo local no país para instalar interceptadores GBI.

Congressistas republicanos exigiram no ano passado a instalação de uma base deste tipo na costa leste.

Pyongyang não tem atualmente capacidade balística intercontinental, mas "mostrou progressos com o avanço da tecnologia de mísseis de longo alcance", assegurou Hagel.

Após realizar um novo teste nuclear, a Coréia do Norte ameaçou na semana passada os Estados Unidos com um ataque "preventivo", anunciando também que revogará os acordos de não-agressão com Seul feitos em 1953, e que marcaram o fim da guerra da Coréia.


Opine em nosso Facebook

Nenhum comentário: